NOVIDADES DO SEGMENTO

BLOG LULITEX

Acompanhe e mantenha-se atualizado em tudo o que acontece no mundo fashion e do artesanato.
Notícias, lançamentos, eventos, desfiles, tendências e muito mais!

Mulheres na moda

Moda 15/10/2021

Ícones que transformaram um setor

Uma coisa é certa: moda e história andam sempre lado a lado. Assim como as transformações sociais e econômicas do mundo, o setor têxtil passou por grandes reviravoltas, pautadas em ideias audaciosas e à frente dos costumes de diversas épocas.
No texto você confere o impacto de 5 mulheres na moda que quebraram barreiras, questionaram padrões e se tornaram bandeiras do empoderamento feminino.

1. Coco Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foi e continua sendo um dos maiores ícones femininos da história da moda. Contestando padrões da época com peças que iam de encontro ao masculino, sem espartilhos e cinturas marcadas, a estilista promoveu um movimento de libertação. Seu clássico corte de cabelo também questionava as imposições sobre feminilidade e se tornou referência no mundo todo.
Mesmo com uma pausa nas atividades de suas boutiques nos anos 40, em vista das invasões alemãs na 2ª Guerra, Chanel reergueu seu império com a comercialização de peças no continente americano. Durante toda a vida, ela investiu na própria carreira profissional, optando por não casar e nem ter filhos.
Chanel foi a primeira estilista famosa a ter sua fragrância registrada, o Chanel Nº5. Ela popularizou o clássico vestido preto, o xadrez tweed. Além disso, incentivou o uso de calças por mulheres, sempre reforçando ideais que iam de encontro à liberdade de expressão. É, sem dúvidas, uma das mulheres mais importantes na moda.

2. Carmem Miranda

Carmen Miranda se tornou um verdadeiro ícone da moda brasileira. Seu imenso sucesso global na década de 1930 foi uma das bases para criar o ideal da mulher latino-americana exótica. Isso porque os visuais da artista eram considerados ousados, incorporando cores vibrantes, turbantes, chapéus com frutas e explorando um lado mais sensual.
Apesar de ser um dos grandes nomes da moda brasileira, a artista nasceu em Portugal, mas possui dupla nacionalidade. Durante muito tempo, Carmen Miranda foi muito criticada no Brasil, já que representava uma imagem estereotipada da mulher latino-americana.
Entretanto, por mais que o padrão criado pela Brazilian Bombshell tenha sido alvo de críticas, o legado dela é inquestionável. Além de toda a discografia e participação no cinema e teatro, os visuais ousados e surpreendentes que ela adotou são, até hoje, marca registrada da moda brasileira.

3. Winnie Harlow

Winnie Harlow é uma modelo canadense, que debutou na indústria em sua participação na vigésima primeira temporada do America’s Next Top Model, em 2014. Com apenas 21 anos, já participou de eventos como o London Fashion Week e o New York Fashion Week, além de ter feito parte do álbum Lemonade, de Beyoncé.
Aqui temos mais um exemplo de modelo que promove inclusão no setor. Isso porque Winnie Harlow enfrenta o vitiligo desde os quatro anos de idade. A doença afeta a produção de melanina, responsável pelo pigmento da pele, por conta da ausência ou pouca quantidade de melanócitos.

4. Stela Mccartney

Stella McCartney, desde o início de sua carreira, defende o direito dos animais e promove um consumo mais sustentável. Ela jamais usou couro, peles ou penas naturais em suas coleções.
Em 2012, a estilista high fashion foi condecorada com a OBE — Ordem do Império Britânico — pela Rainha Elizabeth II. A label Stella McCartney está presente em mais de 70 países, em lojas próprias, de departamento e e-commerces. A marca desenvolve roupas, sapatos, acessórios e já lançou collabs com outras gigantes do mercado, como a Adidas.

5. Rei Kawakubo

Fundadora e estilista da marca Comme des Garçons, a artista plástica Rei Kawakubo inaugurou sua primeira boutique em Tóquio, em 1975. Um dos grandes diferenciais de sua label é a especialidade em anti-fashion, com coleções desconstruídas e originais.
Os visuais ousados criados por Rei Kawakubo a tornaram uma das grandes referências da moda, principalmente a partir dos anos 1980. O sucesso de Comme des Garçons fez com que a label colaborasse com gigantes do mercado como Levi’s, Converse, Nike, Lacoste, Louis Vuitton, Supreme e muitas outras.




Fonte: https://www.digitaletextil.com.br/blog/mulheres-na-moda/